18 setembro, 2011

Faz 49 dias.

01 Ago 2011: +26ºC max
18 Set 2011: +14ºC max

Há 49 dias amanhecia por volta das 4h30 da manhã e o lusco fusco dava-se cerca das 10h da noite. O dia era excessivamente comprido o que justificava o desgaste extremo sentido ao início da noite depois de um dia deveras preenchido: acorda. arranja-te. vai para a universidade. aula de sueco das 9h às 12h. almoça. procura casa. estão a decorrer actividades de recepção aos erasmus. tens papelada para tratar. há uma reunião na faculdade de arquitectura. supermercado. ainda não visitaste a cidade velha?! continua a procurar casa. casa. casa. casa. estão a combinar ir lanchar. barbecue amanhã no parque. festa à noite em lappis. vamos experimentar as bicicletas. hoje é dia de mandar um mergulho nas águas do centro da cidade. tens de cozinhar. pôr roupa a lavar. arrasta as malas para um novo quarto. no ikea tens tudo aquilo que te faz falta neste momento. não te esqueceste de fazer os tpcs de sueco para amanhã, pois não?

Experiências que nenhum estudante erasmus desconhece.
Entretanto fomos aprendendo algumas coisas sobre esta nossa cultura anfitriã (não necessariamente através do curso de sueco), fomos desenvolvendo estratégias de sobrevivência num meio conhecido pelos altos (e caros) padrões de vida e adoptámos algumas técnicas de tolerância à luminosidade madrugadora que se infiltra nos quartos (basicamente significa dormir de venda, lenço ou cachecol).

Nesse dia 1 de Agosto, o primeiro prato consistiu num hambúrger numa caixa de cartão do Mac que comemos junto ao edifício da Biblioteca de Gunnar Asplund, ignorando por completo a sua silhueta modernista, absorvidos pelo choque de termos aterrado numa verdadeira e grande metrópole europeia.

4 comentários: